As eleições para membros do Parlamento que ocorre hoje (26) no Irã foram prorrogadas por mais duas horas, até às 20h locais (13h30 em Lisboa), anunciou o Ministério do Interior.
O pleito também vai eleger membros para a Assembleia dos Especialistas, religiosos que escolhem e podem demitir o guia supremo.
O prolongamento é válido para todo país e foi anunciado após pedidos de responsáveis locais envolvidos na organização das eleições.
Cerca de 55 milhões de iranianos vão escolher 290 deputados do Parlamento e 88 membros religiosos da Assembleia dos Especialistas.
As duas instituições têm atualmente maioria de conservadores, mas o presidente Hassan Rohani espera que os seus aliados moderados tenham sucesso nas eleições – as primeiras desde o acordo nuclear do seu governo com as potências mundiais.
As eleições são um teste crucial sobre a influência do presidente, que luta para reconstruir a economia do Irã após o fim das sanções internacionais – suspensas depois que o acordo nuclear foi assinado.
Agência Brasil