Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) paralisaram suas atividades nesta terça-feira (23). Conforme o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran/AL (Sinsdal), Luciano Mateus, 100% dos serviços estarão parados nos próximos três dias.
Luciano Mateus explicou que existem quatro pautas para serem debatidas com o Governo do Estado: a autonomia do Detran, a terceirização do órgão, a carência de servidores e a correção da tabela do Plano de Cargos e Carreira (PCC).
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), através do Diretor Presidente, Antônio Carlos Gouveia, informou através de nota encaminhada à imprensa que a paralisação das atividades da Autarquia se torna um ato precipitado, tendo em vista que sempre utilizou o livre diálogo para um canal aberto de negociação.
O Diretor Presidente recorda que as propostas para solução das reivindicações já estão sob a mesa do Secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, responsável pela política salarial dos servidores públicos. As questões estão em análise, com um significativo avanço em determinados pontos.
Gouveia ressalta que em sua gestão as áreas operacionais do Departamento são conduzidas por servidores do órgão e o Detran/AL, hoje, possui o portal da transparência, onde consta dados como: contratos, receitas, despesas e salários dos servidores, o qual foi desenvolvido com o objetivo de mostrar para a população, detalhes sobre a execução orçamentária e financeira do órgão.
O Detran/AL alerta ainda, que no período de 23/02 à 25/02, funcionarão normalmente: Os exames de legislação, tanto na capital quanto no interior, os serviços online de CNH Definitva, PID, 2ª via e renovação automática, a entrega de documentos, captura de imagem e o Serviço de Junta Médica.
Caso os exames práticos da capital e interior e o serviço de vistoria eletrônica agendados para os dias 23/02 à 26/02 não venham a ser realizados, os candidatos/condutores deverão aguardar um posicionamento até a próxima sexta feira (26/02/16) acerca do reagendamento dos mesmos.
Os candidatos que porventura estiverem com seus prazos prestes a vencer devido à Resolução 168 não serão prejudicados por motivo da paralisação.
Os usuários que desejam emitir guias, os totens de auto-atendimento estão funcionando normalmente nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e nos SACs da capital. Todas as informações serão atualizadas através do site www.detran.al.gov.br.
A diretoria da presidência do Detran/AL está aberta para dúvidas e esclarecimento a qualquer usuário, através do número 98802-5372, em caráter de plantão.
O Governo de Alagoas junto com a direção do Detran/AL estarão sempre em busca de uma solução para as exigências da categoria.
Redação com agências