Um levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo e publicado nesta terça-feira (16) apontou que Alagoas está entre os estados que mais reduziram investimentos no combate à epidemias.
A diminuição nas verbas utilizadas no combate a Aids, Dengue, Malária, Hepatite e Tuberculose chegaram a 65%. Em valores, Alagoas investiu no ano de 2014 a quantia de R$ 13,6 milhões; contra R$ 4,8 milhões em 2015. O jornal ainda faz um crítica, apontando que é a situação deveria ser inversa devido ao aumento de casos de Zika e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.
Outros 18 estados também tiveram redução, principalmente os que estão sofrendo graves problemas na saúde pública quando de trata de epidemias, como Bahia e Pernambuco.
O Governo Estadual alegou ao jornal que ocorreu um direcionamento dos investimentos da vigilância em 2015, reduzindo custo em iniciativas como reforma de imóveis e pagamento de plantões para as equipes atuarem em fins de semana em atividades de responsabilidade das prefeituras.
Marcos Filipe Sousa