A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Gerência de Estatística e Informática (Geinfo), está realizando uma capacitação para treinar os policiais a utilizarem um novo sistema que será laçado. O programa, Controle de Procedimentos Policiais (CPP), possui o objetivo de unificar todos os processos que são realizados pela instituição judiciária.
As ações estão sendo coordenadas pelo delegado do Geinfo, Aydes Ponciano, que enfatizou que o sistema tem o objetivo de se tornar uma ferramenta efetiva dos trabalhos policiais. “O CPP faz todos os procedimentos policiais, registra Boletins de Ocorrência (BO), realiza inquéritos, diligencias oficiais, e servirá também para numerar os dados estatíticos”, disse o delegado.
O novo sistema terá mecanismos para mapear, lugares onde foram registradas ocorrências policiais, locais que serão visualizados pelos agentes através do computador, monitorando os crimes. As investigações também ganharão agilidade no acesso e no cruzamento de informações. Será possível, fazer buscas de um determinado nome e localizar em um mapa, todas as ocorrências relacionadas a ele, seja na Polícia Militar, na Civil ou no Detran.
Após o treinamento que está sendo realizado na Secretaria de Defesa Social, os alunos estarão aptos a capacitar delegados, escrivães e auxiliares de cartório, no novo programa que subtituirá o SISPOL (Sistema de Informação Policial).
O agente Leonardo Andrade, da Academia de Polícia Civil de Alagoas (Apocal), que participa do treinamento, enfatizou que durante as aulas, os alunos estão utilizando dados reais, para elaborar registros no novo programa.
Para o delegado Aydes Ponciano, a implantação do sistema representará uma nova etapa na história do registro de boletins de ocorrência. Ele disse ainda que a capacitação dos operadores da segurança pública no CPP está sendo muito importante, porque a sociedade em geral irá ser a primeira agraciada com a ferramenta.
Ascom – PC