Atendendo às expectativas da população que faz uso da rede pública de saúde na capital, a Prefeitura de Maceió coloca em funcionamento, a partir do dia 22 de fevereiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Alfredo Vasco Tenório, localizada no Trapiche da Barra. A unidade, que irá disponibilizar assistência 24 horas, será operacionalizada pela Organização Social (OS) Instituto Saúde e Cidadania (Isac), que já dispõe de comprovada experiência de gerenciamento desse tipo de unidade em outras cidades do país e foi escolhida por meio de processo licitatório.
“Colocar esta UPA para funcionar é uma de nossas maiores motivações na área da saúde e temos certeza que será importante para a a capital e para Alagoas, já que a UPA também vai colaborar para desafogar o HGE”, afirmou o prefeito Rui Palmeira. “Nos próximos dias, publicaremos o resultado do processo licitatório para a empresa que vai gerir a UPA do Benedito Bentes. Outra boa notícia para a saúde de Maceió”, disse.
Palmeira também ressaltou a parceria com o Estado para mais este trabalho. “O apoio do Governo do Estado foi fundamental para que conseguíssemos abrir a UPA. Aliás, o governador Renan Filho sempre se mostrou muito solícito e empenhado em unir esforços em prol da saúde e do desenvolvimento de Maceió e de Alagoas. Esta é mais uma prova de que quando Estado e Município dão as mãos, a sociedade é quem sai ganhando e neste caso, beneficiando a população que mais precisa, sobretudo, os usuários do Sistema Único de Saúde”, salientou Rui.
O financiamento para operacionalizar a UPA funciona da seguinte maneira: a União custeia 50%, o Estado 25% e o Município, os outros 25%. “Neste primeiro momento, além de seus 25%, o Estado é quem irá assumir os 50% que seriam da União, garantindo o funcionamento imediato. O Município, por sua vez, irá arcar com sua porcentagem. Esta foi a solução local encontrada para viabilizar o funcionamento e deve seguir até que a unidade passe pelo trâmite de Qualificação pelo Ministério da Saúde”, explicou o secretário municipal de Governo, Ricardo Wanderley.
Com a UPA do Trapiche em funcionamento, o Município assumirá a responsabilidade por um equipamento de saúde dentro da rede de urgência e emergência, com um atendimento qualificado para dar suporte e minimizar a demanda do HGE, ampliando a assistência à população.
A unidade, classificada como tipo Porte III, seguirá as diretrizes e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. No local, os usuários terão à disposição o atendimento em especialidades como pediatria, clínica médica, ortopedia e odontologia. De acordo com o Isac, a UPA tem como meta solucionar 90% das demandas que chegarem à unidade e garantir o encaminhamento necessário aos atendimentos de maior complexidade.
Para colocar a UPA em funcionamento na data definida, o Isac já promoveu as adequações necessárias na estrutura do local e, até o próximo dia 5, estará divulgando o resultado do processo seletivo que disponibilizou 117 vagas para profissionais dos níveis fundamental, médio e superior em diversas áreas que irão compor a equipe de trabalho da unidade. Todos os selecionados passarão por um treinamento intensivo e capacitação.
Assessoria