A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), vai revitalizar o espaço onde está inserido o monumento de Ganga Zumba, primeiro grande líder do Quilombo dos Palmares, na Praia de Cruz das Almas.
Nesta segunda-feira (25), o titular da Sempma, David Maia, recebeu para uma reunião integrantes do Instituto Raízes de Áfricas. Em pauta, os métodos de revitalização do espaço e as caraterísticas que devem ser implantadas no logradouro.
De acordo com David Maia, a Prefeitura já estudava a recuperação do espaço, mas com a contribuição do Instituto, os trabalhos de pesquisa e revitalização ganharam mais força. “Incentivar e fomentar a cultura são recomendações claras do prefeito Rui Palmeira. O resgate do espaço é sem dúvidas um marco para as comunidades negras e os grupos de raízes africanas que precisam manter viva sua identidade e rica cultura”, pontuou Maia.
O próximo passo será a execução do projeto para a recuperação do espaço. Após o levantamento dos custos, a Prefeitura, utilizando os recursos provenientes do Fundo Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, vai assinar a ordem de serviço para revitalização, que será executada pela Sempma. No pré-projeto já foram definidos a colocação de um totem sinalizando o nome da praça, placa com a bibliografia de Ganga Zumba, novos bancos e recuperação do piso.
A coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, se mostrou confiante com a recuperação e destacou que a revitalização é um pleito antigo. “É um avanço perceber que a Prefeitura se mostra de portas abertas para discutir nossa cultura. Hoje tivemos a certeza de que o espaço finalmente será revitalizado. Estão de parabéns o prefeito Rui e o secretário David, por se mostrarem dispostos a cuidar de um patrimônio sociocultural tão representativo para todos nós”, disse Arísia.
Assessoria -Maceió