Após os festejos de Ano Novo, a realidade começa a bater na porta dos alagoanos. Para 2016 estão marcados reajustes nas tarifas dos serviços de Energia, Esgoto e Água, o que representa um aumento significativo no orçamento dos lares.
O serviço de distribuição de água e coleta de esgoto sofreu um reajuste de 29%, em 2015, o que não significa que para 2016 ocorra na mesma proporção. Os ajustes precisam da autorização da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) que leva em conta a realização e estudos baseados no consumo de água, número de consumidores e manutenção do serviço.
Já a Eletrobras Distribuição Alagoas informou que o reajuste deve ocorrer somente em agosto, data autorizada pela Aneel (Agência Nacional de Emergia Elétrica). O novo valor é calculado a partir de correções monetárias e de variações com as despesas da energia gerada, parcela preponderante no custo do KW/h, podendo haver reajuste para mais ou para menos.
Maceioenses e o transporte público
Em Maceió outra tarifa pode sofrer reajuste, o preço dos coletivos. No Brasil, 18 cidades já anunciaram o aumento nas passagens, entre elas, São Paulo, Rio da Janeiro, Rio Branco e Aracaju. Na capital alagoana nada foi confirmado, mas com a licitação entrando em vigor, novos valores poderão ser reajustados.
Redação