O laudo apresentado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para a Prefeitura de São Paulo aponta que obras precisarão ser feitas antes da liberação da estação da Luz para a circulação de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Um incêndio atingiu o Museu da Língua Portuguesa, na região da Luz, no centro de São Paulo, na última segunda-feira, afetando os trens da companhia, que ficam próximo ao local.
O conteúdo do documento de cinco páginas foi adiantado pela Defesa Civil à Rádio Bandeirantes.
No conteúdo, técnicos apontam que reparos precisarão ser feitos para garantir a segurança dos passageiros.
Nessa terça-feira, foram feitos testes com trens nos dois sentidos das linhas que passam pela Estação da Luz para verificar a estabilidade da estrutura.
Um laudo então foi produzido pelos técnicos apontando os problemas. Enquanto isso, a estação da Luz permanece fechada sem previsão para o retorno da operação.
A linha 7-Rubi circula entre as estações Jundiaí e Palmeiras Barra-Funda e não funciona de Palmeiras Barra-Funda até a Luz.
Na linha 11-Coral, os passageiros podem fazer o trecho entre Estudantes e Brás, mas não podem utilizar o transporte da Luz até a estação do Brás.
Por causa do aumento de passageiros a estação Brás tem uma movimentação bem maior que a habitual e o passageiro tem que ter bastante paciência por ali.
Enquanto isso a alternativa para os passageiros é utilizar o metro as linhas 1-azul ou 4- amarela.
O acesso à Praça da Luz continuará interditado devido ao risco de queda de fragmentos de vidro e outros materiais, segundo o coordenador operacional da Defesa Civil Nelson Sukieda.
Rádio Bandeirantes