O prefeito Rui Palmeira assinou, nesta terça-feira (22), os contratos com as empresas vencedoras da Licitação do Transporte Público Coletivo de Maceió durante a reinauguração do Terminal Metropolitano do Rio Novo, reestruturado por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Passada esta etapa, a Prefeitura promove, já em janeiro de 2016, o início da renovação da frota de ônibus para o transporte público, a transferência da administração dos terminais para as empresas vencedoras e, principalmente, a integração temporal, essa última com previsão de contemplar toda a capital até o mês de abril.
“Essa licitação representa uma vitória sem precedentes para a população, que foi condicionada durante todos esses anos ao transporte irregular. A licitação representa padronização e melhoria da qualidade do transporte público”, disse o prefeito.
Marcelo Palmeira, vice-prefeito de Maceió, destacou a idoneidade do processo para licitação dos ônibus. “Fizemos consultas públicas e levamos para que o Tribunal de Constas do Estado auditasse, entre outras ações, isso porque não queríamos uma licitação falsa, que atendesse aos interesses de grupos específicos. Neste caso, sem sombra de dúvidas, a população usuária do serviço será a maior beneficiada”, afirmou.
Mais um terminal
Após décadas de reivindicação, moradores do Rio Novo, parte alta da cidade, foram contemplados com a requalificação do terminal de ônibus. A estrutura foi reformada pela Prefeitura de Maceió, como parte do pacote em execução, por meio da SMTT, para melhorar a mobilidade urbana da capital.
“De 20 terminais que fazem parte do pacote, este é o 14º que estamos entregando e outros quatro serão entregues no início de 2016, o que para nós é motivo de muita satisfação. As construções e reformas desses terminais é o reflexo do compromisso do prefeito Rui e esforço da equipe da SMTT com a melhoria do transporte público”, destacou o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Tácio Melo.
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Alagoas (Sinttro-AL), Hernandes José, falou sobre o benefício da ação também para os rodoviários. “Nós que trabalhamos com transporte passamos mais tempo nos ônibus e terminais do que na nossa casa. Para nós, a reforma de terminais representa melhores condições e dignidade para o exercício da profissão. Com as entregas, o prefeito Rui está mostrando que é possível fazer mesmo nesse período difícil financeiramente”, frisou o sindicalista.
Hernandes também falou sobre a licitação para ônibus. “ O Município está trabalhando para organizar e isso é fundamental. Não se pode mais deixar que o transporte público siga de forma irregular. Nós que fazemos o Sintto vemos essa licitação com bons olhos’”, acrescentou.
Para o vice-presidente do Grupo de Amigos do Rio Novo, entidade que defende os interesses da comunidade, Celso Dioclécio, a entrega do terminal reforça o compromisso da Prefeitura com os moradores. “Foram anos de luta e o dia felizmente chegou. Com o prefeito Rui nós recebemos também serviços de iluminação,o posto de saúde está sendo finalizado e fomos contemplados com a pavimentação de ruas”, comemorou o líder comunitário.
Por Redação com Secom Maceió