A Polícia Militar realiza, neste domingo (22), a reintegração de posse no Edifício Humberto Santa Cruz, mais conhecido por ser a antiga sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado no centro d a capital.
De acordo com a PM, a ação contará com militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Radiopatrulha, do Batalhão de Trânsito, do Regimento de Policiamento Montado (RPMon), do CGCDHPC.
Ainda participam da reintegração de posse integrantes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, da Vigilância Sanitária e do Conselho Tutelar, Eletrobrás.
O despejo foi proferido pelo juiz federal da 5º Vara, José Donato de Araújo Neto. O prazo para que as famílias deixassem o prédio encerrou no dia 1º de setembro.
Foram identificadas 79 famílias no primeiro contato, mas após um trabalho de conscientização, ficaram 20 ocupando o edifício.
Elas invadiram o local após a reintegração de posse do terreno em que viviam no conjunto Jardim Petrópolis, na Santa Lúcia em julho de 2013.
Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, as famílias que se encaixavam nos critérios estabelecidos serão beneficiadas com 2.976 moradias no residencial Parque dos Caetés, que ainda não foi entregue.
Redação com agências