No próximo dia 5 de dezembro, terão passados 200 anos desde a assinatura da carta régia de Dom João VI elevando o povoado de Maceió a Vila, em 1815. Localizada entre a Lagoa Mundaú e o Oceano Atlântico, a capital alagoana ocupa o terraço, feito pelo mar, na extremidade do tabuleiro que limita, ao Norte, a calha do antigo estuário do Rio Mundaú, e continua sobre uma língua de terra, que se junta a esse terraço e se afina para o Sudoeste, terminando no Pontal da Barra.
Uma “Cidade-Restinga”, como é chamada por muitos estudiosos e que hoje, com mais de 1 milhão de habitantes, vive em constante evolução. Para marcar seu bicentenário, a Prefeitura de Maceió preparou uma programação especial, que começa no dia 16 de novembro e segue até 30 de dezembro, em uma verdadeira declaração de amor à cidade.
Na festa “Maceió 200 anos”, além do desfile cívico, muita música, apresentações culturais e inaugurações vão marcar o bicentenário da cidade vão encantar maceioenses e turistas. “Serão várias apresentações artísticas, mostrando o que temos de melhor. O ápice dessa celebração será no dia 05 de dezembro, no Estacionamento do Jaraguá, com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, desfile cívico, Vídeo Mapping (que projetará imagens de Maceió no prédio da Associação Comercial, no Jaraguá) e o show “Maceió Meu Xodó””, destacou o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira.
Segundo o secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos, a celebração foi pensada para reverenciar a cidade. “No nosso site, maceio.al.gov.br, iremos informar a população sobre cada atividade pensada para a celebração dos 200 anos de Maceió. Teremos várias ações realizadas pela gestão e pelos parceiros do Município. Uma programação expressiva que será promovida em um importante momento da cidade”, destacou.
Além da programação cultural, a Prefeitura entrega várias obras estruturantes, como a reforma de praças, drenagem e pavimentação de ruas, além da inauguração da Avenida Evilásio Soriano de Cerqueira, no bairro de Cruz das Almas.
Assessoria