O candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Roberto Mendes, em entrevista à Rádio Gazeta AM, na manhã desta sexta-feira, 13, falou, dentre outros assuntos, sobre a disputa acirrada ao cargo.
“As eleições à OAB não deveriam se igualar a eleição de um município com gastos milionários, por exemplo. Nós gastaremos no máximo 100 mil reais. Bem diferente a outros que gastam até R$ 1,5 mi”, disse.
Mendes acredita que os advogados votarão com consciência e não pela qualidade das festas promovidas pelos candidatos. “Os eleitores vão levar em consideração o que pode ser feito à categoria e à sociedade”.
Apesar da instituição, segundo Mendes, ter 14 mil advogados inscritos, somente 50% dessa quantia estão aptos a votar por estar em situação regular com a Ordem.
O candidato também avaliou como está o ensino do Direito nas faculdades do país. “Temos que exigir a qualidade na educação antes que o estudante submeta ao exame da Ordem”.
Mas o que interessa a eleição da OAB à população? “Porque os advogados levam os pleitos do cidadão comum para o Judiciário. Se a Ordem for forte, isso também beneficia o povo que recebe o benefício da atuação da Justiça”, finalizou.
A eleição está marcada para o dia 18 de outubro.
José Fernando Martins