A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar realiza neste sábado (31), a tradicional procissão em homenagem a São Sebastião, co-padroeiro de Jequiá da Praia. A procissão abre o calendário das festividades em homenagem ao dia de São Sebastião, comemorado em janeiro. Acompanhados por milhares de fiéis a pé e a cavalo, a caminhada é uma tradição de mais de dois séculos no município.
A procissão sairá da Igreja de Nossa Senhora do Pilar às 8h, percorre as principais ruas do centro de Jequiá da Praia, atravessa a rodovia AL-101 Sul, entra pela praia de Jacarecica do Sul e segue, pela praia, até o Povoado de Lagoa Azeda, totalizando um percurso de aproximadamente 10 km. Mais de mil pessoas deverão participar.
A caminhada termina no povoado Lagoa Azeda, onde os fiéis participam de uma missa na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, comandada pelo Padre Alex Oliveira, pároco de Jequiá da Praia.
Para o padre Alex Oliveira, a procissão de São Sebastião é o início da maior festa religiosa de Jequiá da Praia. “São Sebastião é o co-padroeiro da cidade, mas é um santo de grande devoção. Muitos milagres são atribuídos ao santo. Histórias antigas contam que uma família do Rio de Janeiro veio até Jequiá da Praia para pagar uma promessa feita a São Sebastião. Hoje, para o município, São Sebastião é um sinal de Deus”, disse o padre Alex.
O prefeito Marcelo Beltrão também destacou a importância da festa para a comunidade católica do município. “A caminhada em homenagem a São Sebastião é uma data marcada no calendário das pessoas, principalmente, para a nossa Comunidade Católica. São Sebastião representa muito para o nosso povo e a missão de todos é cumprir esse trajeto com bastante fé,” disse o prefeito.
Transporte
Para garantir a participação dos moradores das áreas mais distantes, a Secretaria Municipal de Cultura e Eventos vai disponibilizar dois ônibus para transportar a população que não tenha como se deslocar até o centro de Jequiá da Praia.
Os ônibus sairá a partir das 7h do povoado Paturais, passado por todos os povoados da Região Lagunar. Após a missa, os ônibus saem do povoado Lagoa Azeda, e seguem até o Povoado Paturais, levando os fieis.
“Muita gente que residente na Região Lagunar participa da caminhada e nós achamos importante disponibilizar os veículos para trazer o pessoal para o Centro. São Sebastião te muitos devotos em Jequiá da Praia”, destacou o secretário de Cultura e Eventos de Jequiá da Praia, Ricardo Curvello.
Por Assessoria