No dia do aniversário do escritor Graciliano Ramos, o Grupo Editorial Record lança a versão em quadrinhos do clássico Vidas Secas, pelo selo Galera Record. Para comemorar a data e homenagear o autor, serão realizados dois eventos, ao mesmo tempo, em São Paulo e no Rio de Janeiro, na terça-feira, 27.
A partir das 19h, a Livraria da Vila (em São Paulo) recebe o ilustrador do livro, Eloar Guazzelli em bate-papo com o neto de Graciliano, Ricardo Ramos Filho, para falar sobre o desafio de se adaptar para HQ uma obra-prima da literatura brasileira. No Rio de Janeiro, o roteirista da obra, Arnaldo Branco, participará de conversa com a editora da publicação, Ana Lima, na Livraria Travessa do Shopping Leblon.
Segundo a editora responsável pela obra, Arnaldo Branco (criador do roteiro) e Guazzelli dão ao leitor a chance de olhar para Vidas Secaspor um novo ângulo. “De encontrar detalhes, de ressaltar temas que talvez tenham passado despercebidos numa leitura anterior. Ao mesmo tempo, a graphic novel traz os fãs de quadrinhos para dentro de uma das mais importantes obras da literatura nacional”, afirma o comunicado da Record.
Como parte das comemorações e dentro do projeto para manter viva e atualizada a obra do autor alagoano, o selo jovem da editora lançará em novembro o infantil Luciana, conto do livro Insônia, que ganhará edição ilustrada por Rosinha.
Lançado originalmente em 1938, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, mostra a jornada de Fabiano e sua família de retirantes em busca de comida, água e abrigo numa peregrinação pelo sertão nordestino. O autor fala das dificuldades de sobrevivência no campo e sobre relações de poder. “Se no conteúdo o enredo de Graciliano é hoje tão atual quanto sempre foi, o texto ganha novo formato nesta graphic novel”, declara a editora.
Assessoria