Na madrugada deste sábado, o Peru somou seus primeiros pontos nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Jogando no Estádio Nacional, em Lima, Guerrero e companhia bateram o Paraguai por 1 a 0, em duelo válido pela terceira rodada da competição.
Adversários do Brasil na próxima terça-feira, os peruanos garantiram o triunfo com gol de seu camisa 10, Farfán, aos 19 minutos da primeira etapa. Já o centroavante flamenguista Paolo Guerrero deu a assistência, atuou durante toda a partida e chegou a ter algumas chances de balançar as redes, mas foi fortemente marcado pela defesa visitante.
Com o resultado, o Peru, que vinha de duas derrotas, chega a três pontos na competição e fica empatado com a Bolívia em sétimo lugar. Ambas as equipes estão à frente de Argentina e Venezuela. Agora, os comandados de Gareca viajam à Bahia para enfrentar a Seleção Brasileira na Arena Fonte Nova.
O Paraguai, por sua vez, sofreu sua primeira derrota na competição, pois havia vencido a Venezuela e empatado com a Argentina nos duelos anteriores. O próximo desafio da seleção do palmeirense Lucas Barrios está marcado para terça-feira, contra a Bolívia, em Assunção.
O jogo – Donos de um retrospecto melhor na competição, os paraguaios começaram trocando mais passes e buscando o campo de ataque. Enquanto isso, os donos da casa se valiam de sua velocidade para explorar os espaços deixados pelos adversários. A primeira boa chance de gol da partida saiu aos 11 minutos, quando o zagueiro Paulo da Silva cabeceou e o atacante Valdez desviou, mas viu a defesa mandante afastar em cima da linha.
Aos 19 minutos, no entanto, o entrosamento do ataque peruano fez a diferença. Guerrero recebeu e, pressionado pela zaga, encontrou Farfán livre pelo lado esquerdo. O camisa 10 dominou e bateu forte no canto para abrir o placar e fazer a festa da torcida na capital Lima.
Depois do tento, a dinâmica dos primeiros minutos se inverteu, e os peruanos passaram a trocar mais a bola enquanto os visitantes apostavam em lançamentos e cruzamentos sobre a área adversária. A última boa chance da primeira etapa saiu da cabeça de Guerrero, que concluiu cruzamento de Farfán e viu a bola sair tirando tinta da trave.
O Paraguai voltou do intervalo com postura mais ofensiva para buscar o gol de empate, pressionando a saída de bola do Peru. Como parte de sua estratégia, o treinador Ramón Díaz logo substituiu Haedo Valdez e Victor Cáceres por Benítez e Bobadilla, jogando a equipe para cima dos donos da casa.
Mas o duelo era marcado por disputas de bola intensas no meio-campo e pouca criatividade ofensiva, atrapalhada também pela ação das duas defesas. Na falta de inspiração, o Paraguai apostou suas últimas fichas em cruzamentos sobre a área do goleiro Penny, mas não conseguiu balançar as redes e amargou sua primeira derrota nas Eliminatórias.
FICHA TÉCNICA
PERU 1 x 0 PARAGUAI
Local: Estádio Nacional, em Lima (Peru)
Data: 14 de novembro de 2015, sábado
Horário: 00h15 (de Brasília)
Árbitro: Julio Bascúñan (Chile)
Assistentes: Raúl Orellana e Claudio Ríos (ambos do Chile)
Cartões amarelos: Yotún (Peru); Iván Piris e Derlis González (Paraguai)
Gols:
PERU: Farfán, aos 19 minutos do primeiro tempo
PERU: Penny; Advíncula, Zambrano, Ascues e Yotún; Tapia (Ballón), Lobatón e Reyna (Gonzáles); Farfán, Paolo Guerrero e Claudio Pizarro (Hurtado)
Técnico: Ricardo Gareca
PARAGUAI: Antony Silva; Iván Piris, Paulo da Silva, Pablo Aguilar e Samudio; Victor Cáceres (Raúl Bobadilla), Richard Ortiz (Jonathan Santana) e Villalba; Haedo Valdez (Benítez), Lezcano e Derlis González
Técnico: Ramón Díaz
Por Gazeta Esportiva