A Operação Verão, uma ação de conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, foi iniciada em Alagoas no sábado (21) pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), e vai até o dia 9 de março.
Este ano a ação foi intitulada de “Operação Verão 2019/2020 – Mares Seguros e Limpos” e tem como foco o combate à poluição que tem atingido a Amazônia Azul, área oceânica de 5,7 milhões de quilômetros quadrados ao longo da costa brasileira.
As atividades relacionadas à segurança da navegação também serão intensificadas, reforçando a prevenção e minimizando os riscos de acidentes com embarcações durante o verão, bem como realizando ações educativas junto às colônias, marinas e clubes náuticos.
As ações de fiscalização envolvem aspectos como habilitação dos condutores, documentação da embarcação, portabilidade de coletes, boias, extintores de incêndio, luzes de navegação, além da lotação e o estado da embarcação.
Além disso, serão utilizados etilômetros para fiscalizar condutores que tenham ingerido bebidas alcoólicas, o que é proibido. Haverá também ações de monitoramento e controle de poluição hídrica nas áreas e nas embarcações fiscalizadas.
Outra ação que ocorrerá em conjunto no mês de janeiro será a “Travessia Segura”, voltada às embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que têm seu fluxo intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários.
Na Operação Verão 2018/2019, a Capitania inspecionou 5.300 embarcações, emitindo 252 notificações, que se reverteram em 208 autos de infração. Além disso, foram realizadas 20 apreensões de embarcações.
Participação da população
A Marinha do Brasil pede a participação da população na Operação Verão. Ao avistar uma mancha de óleo, as autoridades competentes poderão ser informadas por meio do telefone 185.
A Marinha recomenda à população que nunca manipule algum resíduo sem o devido Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sem a supervisão ou orientação de algum dos órgãos técnicos envolvidos.
A Capitania também disponibiliza o telefone (82) 3215-5800 para denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica.
fonte: G1