Antes de inaugurar na manhã desta terça-feira (3) uma nova unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE) no bairro do Jaraguá, em Maceió, o governador Renan Filho conversou com a imprensa. Os jornalistas não pouparam o chefe do Executivo e tocaram nas principais polêmicas que envolvem o Estado.
Renan Filho foi questionado sobre o 13° salário dos funcionários. “Alagoas está passando por um ano difícil. Mas estamos trabalhando para realizar os pagamentos em dia”. Ele informou que a folha de salários do Governo gira em torno de R$ 260 milhões e não está sendo fácil mantê-la. “Fizemos reajuste na administração para honrar com os nossos compromissos”.
Outro assunto tocado pela imprensa envolve as alteração na AL Previdência. Renan Filho disse que está ciente da manifestação dos servidores que será realizada hoje. “Toda mudança gera discussão e mobilizações. Contudo, estou ciente de que estamos fazendo o melhor. Este ano, tivemos um déficit de R$ 1 bilhão na Previdência. Essa situação não pode continuar”.
A sua justificativa para a reestruturação do órgão e para que o Estado consiga as certidões previdenciárias. Ele assumiu que elas foram concedidas através de liminares na Justiça. “Elas são necessárias para fecharmos convênios com o Governo Federal”.
Marcos Filipe Sousa