Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Minerais Renováveis (Ibama) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) participam na manhã desta terça-feira (8) de um sobrevoo às áreas afetadas pelas manchas de óleo no litoral de Alagoas.
O sobrevoo servirá para ter uma melhor dimensão do alcance dessas manchas e da contaminação da água na área costeira alagoana.
Depois dessa ação, devem ser definidas estratégias para limpeza e controle da substância, em uma tentativa de evitar que ela chegue ao Rio São Francisco.
Na manhã desta terça (8), pequenas manchas foram registradas em arrecifes de Piaçabuçu por moradores locais.
No fim de semana, o Ibama identificou uma mancha que vai desde a Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, até a alguns metros da margem da Foz do Rio São Francisco.
De acordo com o Ibama, a mancha chegou bem perto da Foz, a alguns metros da margem, mas somente com uma vistoria vai ser possível afirmar se a mancha atingiu o rio.
Em Alagoas, já são 16 locais em 11 municípios com manchas. A última foi encontrada na segunda (7) em Feliz Deserto, mas ainda não entrou no relatório oficial emitido pelo Ibama.
fonte: G1