Recém chegado ao Brasil, Alan Lavi, Cônsul Geral de Israel em São Paulo, acredita que a proximidade entre os dois países pode ser benéfica para as duas nações.
Lavi foi Chefe Adjunto da Missão na Embaixada de Israel na Cidade do México e esteve pela primeira vez no Brasil em uma missão diplomática em 2011, como Primeiro Secretário na Embaixada de Israel em Brasília.
Bacharel em Engenharia Biotecnológica na Universidade Ben-Gurion, em Israel, o diplomata também é mestre em Resolução de Conflitos e Negociação pela Universidade Bar Ilan, em Israel.
Casado com Reina Lavi, o cônsul tem três filhos e já atuou como Vice-porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em Jerusalém.
Em entrevista exclusiva ao Gospel Prime, o cônsul falou sobre a proximidade entre os dois países e a influência da cultura judaica no Brasil.
Gospel Prime – De que forma a mudança de postura da diplomacia brasileira tem sido recebida pelos cidadãos de Israel?
Alon Lavi – O estreitamento das relações entre Brasil e Israel tem sido recebido de maneira positiva pelos israelenses, os quais admiram muito a cultura e o povo brasileiro.
Qual o significado da reaproximação do governo brasileiro com Israel?
Novas parcerias em diversas áreas. As economias de Israel e do Brasil não competem, elas se complementam, fazendo dessa parceria frutífera para ambos.
Por exemplo, Israel tem tecnologia de ponta na área de agricultura que pode ser muito útil para a produção agrícola brasileira. Os dois países têm muito a ganhar trabalhando juntos.
Como os cidadãos brasileiros podem fortalecer a relação do Brasil com Israel?
O ano passado foi marcado pelo número recorde de 62,5 mil turistas brasileiros em Israel. Um crescimento de 14% em relação a 2017.
Esse número só cresce! Isso mostra o interesse do povo brasileiro de conhecer melhor o país e suas múltiplas facetas, sendo culturais, sociais ou religiosas.
A participação nas redes sociais também é uma ótima ponte para conhecer melhor a nossa cultura.
Convido todos os brasileiros a curtirem a página do Consulado Geral de São Paulo no Facebook, chamada Israel em São Paulo, para acompanharem as novidades sobre Israel e o trabalho do Consulado no Sudeste e no Sul do Brasil!
Existem áreas de cooperação consideradas fundamentais para Israel?
Sendo um país menor que o estado de Sergipe e com recursos naturais extremamente escassos, Israel teve a necessidade de compensar tais limitações com um investimento robusto na área de tecnologia.
Sendo assim, essa área é considerada fundamental para a economia moderna israelense. A transferência de tecnologia nas diversas áreas em que Israel atua, como medicina, tecnologia da informação, segurança cibernética e agricultura de precisão, é fundamental para a sua economia e pode ser proveitosa para países como o Brasil.
A cultura judaica tem grande influência no Brasil. Como o senhor vê isso?
Dentro das tradições e dos valores judaicos, existem ensinamentos que considero benéficos em âmbito universal.
Por exemplo, o princípio da “Tsedaka”, que se traduz em ajudar os mais necessitados, e também a noção de “Tikun Olam”, que significa agir e se comportar de maneira construtiva com o intuito de fazer do mundo um lugar melhor.
Fico feliz que isso possa vir a ter influência no Brasil, assim como em qualquer lugar no mundo.
fonte: GospelPrime