“O que você quer ser quando crescer?”. Foi com este questionamento, tão comum desde nossos primeiros anos de vida, que um grupo de estudantes gremistas da rede pública estadual iniciou suas reflexões para uma importante missão: o debate sobre o Novo Ensino Médio junto aos seus colegas e a construção deste modelo na rede estadual de ensino. Com este propósito, os jovens participam de reuniões com o núcleo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Após receberem todas as informações sobre a modalidade, eles foram estimulados a pensar e falar sobre seus projetos de vida e itinerários formativos, com espaço ainda para contribuir na construção de estratégias e encaminhamentos visando à mobilização de todos os outros jovens alunos que integram a rede estadual. A ideia é torná-los importantes multiplicadores do novo modelo em suas regiões.
“O Novo Ensino Médio em Alagoas tem uma perspectiva triádica: projeto de vida, protagonismo juvenil e os ateliês pedagógicos. Por isto, começamos com este questionamento. E para definir os desejos, as metas e objetivos de vida, eles precisam definir percursos e estes passam pelas escolhas e pelos itinerários formativos. Após projetar a própria vida, observando as quatro dimensões – emocional, física, social e profissional”, explica Daniel Macedo, supervisor do Ensino Médio.
A provocação seguinte, feita desta vez por Nilma Thesinha, supervisora de Políticas e Educação Profissional e Tecnológica questionava o que é preciso fazer a partir de hoje para concretizar este projeto.
“Procuramos saber deles quais as expectativas em relação ao Novo Ensino Médio no tocante à visão de mundo e mundo do trabalho, com o objetivo de despertar neles a consciência e a colaboração de buscar, junto aos colegas de cada região, qual o caminho que gostariam de seguir e o que eles esperam da escola, esta nova escola, este novo ensino. Mostramos quais caminhos a escola pode contribuir e pedimos que eles colaborem com a escuta junto aos colegas”, explica Nilma Thesinha.
Fazer acontecer – Os estudantes participaram ativamente do momento, cada um falando e registrando qual seu plano de vida e os itinerários que seguirão para alcançar seus sonhos. Ser professor, pediatra, jurista, foram os desejos de alguns, a exemplo de Victor Manoel da Silva, da Escola Estadual Carlos Gomes, e Artur Victor Maciel, da Escola Estadual de Monteirópolis, ambos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, atuais presidente e vice-presidente, respectivamente, da Cegreal (Coordenação Estadual dos Grêmios Estudantis de Alagoas).
Com planos de se tornar pediatra, Victor destacou a importância do planejamento. “O primeiro ponto é criar metas. Outro ponto é acreditar em si mesmo e se cercar de pessoas que nos fazem seguir nosso foco. E preparar o psicológico para enfrentar as adversidades. Eu tenho que acreditar em mim mesmo e me preparar, vou chegar onde quero”, afirma o atual presidente da Cegreal.
Arthur tem sonhos similares. “Desejo ser professor. De toda minha família, a única pessoa que está tendo esta oportunidade sou eu, quero agradecer a minha família por me dar esta oportunidade. É preciso que busquemos nossos sonhos, aquilo que almejamos, pois somos protagonistas, somos mais do que simples alunos, somos construtores de uma educação e de uma nação que realmente vai mudar de acordo com o que vamos buscando”, pontua seu vice, Artur.
Fórum Estudantil – De acordo com Andreia Alves, gerente de Educação Profissionalizante e Ensino Superior da Seduc e líder do núcleo para o Novo Ensino Médio, este processo de escuta será aberto a outros estudantes durante o I Fórum das Juventudes Estudantis, no dia 14 agosto, no auditório da Esmal.
“O Fórum está sendo organizado por eles e para eles, pois são os verdadeiros protagonistas. Mas aproveitaremos o espaço para ampliar o debate e obtermos maior alcance nesta mobilização”, explica Andreia.
fonte: Agência Alagoas