Após o aparecimento de tubarões na Praia da Jatiúca em Maceió, na noite desta quarta-feira (2), o Cada Minuto enviou os vídeos para o coordenador do Projeto Tubarões e Arraias de Alagoas, o professor dos Cursos de Biologia e Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Cláudio Sampaio, para que ele analisasse as imagens.
“A gente pode observar que aquela luz artificial próximo à praia e a linha da maré, pode ter atraído pequenos peixes e esse por sua vez tenham atraído tubarões, nas imagens me parecem que são dois indivíduos”, explicou o professor.
Claudio Sampaio também sugeriu que, especialmente nesta noite, na região onde os animais foram vistos, todas as atividades recreativas relacionadas a banhos de mar e esportes náuticos sejam evitadas. Pois não se consegue determinar a espécie e, desta forma, evita-se qualquer incidente envolvendo banhistas, esportistas ou os tubarões.
O professor ressaltou a importância de cuidado ao passar informações para que gere pânico, ou reação negativa, e que a presença dos animais pode ser um bom indicativo para o mar de Maceió.
“É importante também que todos saibam que esses animais são, muitos deles, protegidos por lei, uma vez que estão ameaçados de extinção, e que a aparição deles indica uma coisa positiva. A presença desses animais pode ser uma indicação de boa qualidade do ambiente magno costeiro de Alagoas”, finalizou. (Cada Minuto)