Uma pesquisa feita pelo Instituto britânico YouGov descobriu que aumentou o número de cristãos que acredita que Deus não tem “gênero definido”. Um por cento dos entrevistados dizem concordar que “Deus é mulher” e cerca de um terço (36%) afirmam que “Deus é homem”.
A maioria (41%) declarou que Deus não tem gênero definido e outros 3% afirmam que o Criador não é “nem homem nem mulher”. Dezenove por certo afirmam que “não sabem”. Os dados desse levantamento comparados a outros do tipo, mostram que há uma mudança na percepção.
Curiosamente, as cristãs são mais propensas a acreditar que Deus é homem, enquanto os cristãos são mais propensos a acreditar que Deus não tem gênero humano.
Na pesquisa com mais de 3.000 cristãos britânicos, ficou evidenciado que a identificação com um Deus masculino era muito mais forte entre os católicos (47%) do que os evangélicos, mais propensos a acreditar que Deus não tem gênero humano (43%). Trata-se de um paradoxo, pois o Catecismo da Igreja Católica, questão 239, declara: “Deus transcende a distinção humana dos sexos. Não é homem nem mulher: é Deus”.
A idade também parece influenciar nessa percepção. Os cristãos com mais de 65 anos têm uma tendência maior a ver a Deus como alguém “sem gênero humano”, em comparação com 37% dos jovens de 25 a 49 anos.
Gospel Prime