Mulher pode exercer o cargo de pastora? Esse tema foi abordado no programa Bate-papo, da Rede Super, recentemente. O pastor Walisson Chaves e a coordenadora do curso de direito da Faculdade Batista, Thais Lacerda discutiram o assunto.
Walisson acredita que a conclusão sobre o que a Bíblia diz sobre isso deve ser equilibrada. “Na Bíblia, não vemos nada que proíba ou que permita o pastoreio feminino. No ministério de Paulo, havia várias mulheres importantes”, defende o pastor.
Thais completa: “Temos que refletir o caráter de Cristo, se as pessoas estão nos vendo, e não a Cristo, tem algo errado”, disse.
Mulher deve permanecer calada na igreja?
Os convidados foram questionados sobre o texto bíblico que diz: “…permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.” (1 Coríntios 14.34-35)
“É questão de hermenêutica”, explica o pastor. Segundo ele, Paulo estava dizendo que o homem tinha a responsabilidade do pastoreio da casa dele.
“Daí as palavras ‘perguntem a seus maridos em casa’. Porque se abrisse o espaço para todo mundo falar na igreja […] imagine o tempo que ia se gastar”, comenta. Segundo ele, o texto não está discriminando a mulher, mas responsabilizando o homem.
“A nossa geração tá muito focada no visual”, complementa a coordenadora. Ela também explica que a submissão bíblica é diferente da forma como as pessoas desse século enxergam.
“É muito difícil a gente vislumbrar a submissão quando a gente não vê o homem de acordo com o padrão bíblico. O homem segundo o padrão bíblico é respeitado e amado pela mulher sem nenhuma dificuldade”, explica.
Gospel Prime








