Na manhã desta segunda-feira (19), a equipe Ambiental II, pertencente ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu 289 pássaros silvestres dentro de um pet shop na Avenida Maceió, no bairro do Tabuleiro do Martins, na parte alta da capital.
Os militares chegaram até o local após uma denúncia anônima de crime ambiental. 288 canários da terra e um papa-capim eram mantidos em cativeiro nos fundos do estabelecimento comercial e seriam vendidos de forma ilegal. A ação contou com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
Diante da constatação, os animais foram encaminhados à sede do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no bairro da Gruta de Lourdes. O pet shop foi interditado e o dono do estabelecimento multado em R$ 144.500,00, o equivalente a R$ 500,00 por ave. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência em desfavor do proprietário foi confeccionado por ele ter em cativeiro espécies da fauna silvestre sem autorização, conforme o Art. 29, da Lei 9.605/98.
Ascom PM








