A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) decidiu antecipar o pedido do mês de fevereiro das vacinas contra a Febre Amarela, ao Ministério da Saúde (MS) como medida preventiva. Em nota, o órgão esclarece que as doses que seguem para o estado são destinadas àquelas pessoas que irão viajar, nos próximos, dias para cidades onde há o registro da doença.
A nota também destaca que em Alagoas não há informação de paciente que tenha apresentado sintomas da Febre Amarela, reforçando que apenas as pessoas com viagens marcadas podem se vacinar, e desde que apresentem um comprovante da viagem.
Confira a nota na íntegra:
ALAGOAS NÃO TEM CIRCULAÇÃO DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que não há circulação do vírus da febre amarela (nem silvestre e nem urbana) em Alagoas e nenhum caso da doença confirmado. Com isso, no caso de Alagoas, o Ministério da Saúde (MS) recomenda a vacina apenas para àqueles que irão viajar para estados e/ou países onde há o registro de casos da doença. Ressalta, ainda, que, para fazer efeito, o usuário deve se vacinar pelo menos dez dias antes da viagem, e que a dose só é liberada mediante o comprovante da passagem, evidenciando que o destino é para uma cidade onde há o registro da doença, a exemplo de São Paulo. Informa que a vacina é aplicada no interior e capital e cada município monta a sua estratégia para a vacinação.
Quanto às doses da vacina, não há registro de falta em Alagoas, até porque ela se restringe a quem vai viajar e quem nunca foi imunizado; no caso daqueles que já tomaram a vacina anteriormente, já estão prevenidos, segundo protocolo do MS e, portanto, não precisam tomar nova dose.
Entretanto, por medida preventiva, o Estado solicitou uma remessa extra de vacinas ao Ministério da Saúde (MS) e está aguardando o envio.








