Considerado o mais arrogante dos participantes do “MasterChef Profissionais” nas redes sociais, o cozinheiro pernambucano João Lima foi o eliminado desta terça-feira (15) do reality show da Band.
O programa começou com os seis competidores se dividindo em dois grupos. As duas equipes tiveram que apresentar conhecimentos de açougue em cinco rounds.
Na primeira rodada, eles precisaram destrinchar uma peça de cordeiro e retirar quatro cortes: carré, picanha, pernil e tranche. O trabalho foi avaliado pelo chef Iván Westssel, que escolheu a equipe vermelha (Dario, Ivo e Dayse), mesmo o grupo tendo esquecido de entregar o pernil. A equipe azul (Marcelo, Fádia e João) entregou patinho no lugar da picanha.
A partir do segundo round, as equipes tiveram que preparar as peças, começando pelo tranche de cordeiro em 20 minutos. Desta vez, a equipe azul foi escolhida, depois de entregar o corte da carne com cuscuz marroquino, pistache e iogurte. Os chefs Erick Jacquin e Paolla Carosela criticaram os cozinheiros por ter colocado molho frio em cima do cordeiro grelhado.
Na terceira parte, os participantes tiveram 15 minutos para preparar um carré de cordeiro ao ponto. Dayse e Ivo se desentenderam durante o preparo. A equipe azul venceu, após fazer o carré com pasta de beringela defumada e molho de hortelã.
O quarto round foi destinado a fazer um hamburguer de cordeiro com molho e acompanhamento. A equipe vermelha venceu, ao servir com creme azedo, shitake grelhado e crocante de bacon.
O desempate veio com picadinho de cordeiro, que teve 20 minutos para ser feito. Os vencedores da prova foram os participantes da equipe vermelha, que fizeram a carne flambada com vinho do porto, cogumelo Paris e molho de tomate.
No prova eliminatória, chamada Fusão de Cozinhas, Marcelo, João e Fádia tiveram que combinar de maneira criativa duas culinárias: japonesa e italiana. O tempo de prova foi de uma hora e 20 minutos.
João fez um ravioli com filé de peixe ao pesto de ervas com caldo asiático (gengibre, saquê e algas), acompanhado de nabo e tomate. Fádia preparou uma batuta de filé mignon, tempurá e cogumelos. Jacquin criticou o fato de a participante ter mudado de ideia após intervenção de Dário, que deu palpites a partir do mezanino. Para Paola, faltou sal e outros temperos.
Marcelo foi o destaque da prova. Ele fez um antepasto de beringela, com temaki de creme de leite, salmão e alho negro e foi bastante elogiado por Paola Carossella, que além de tudo bradou que ele é um dos cozinheiros mais criativos do Brasil. João foi escolhido o pior, sendo eliminado por unanimidade.
O professor de gastronomia questionou a eliminação, dizendo que seu prato era algo próximo do que faz em Pernambuco, sua terra Natal. Na despedida, até teve uma discussão com Ana Paula Padrão, que lhe deu um fora. “Às vezes, menos é mais, em tudo na vida, João”, aconselhou a apresentadora.
Ibope
Na audiência, o “MasterChef” foi muito bem. Mesmo disputando durante pouco mais de 30 minutos com o jogo da Seleção Brasileira na Globo, o programa marcou 7 pontos de média com 9 de pico, e foi segundo lugar na média, vencendo o SBT, que fechou com 6 pontos, e a Record, que ficou com 4.
Os dados são consolidados e refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores na Grande São Paulo.