O Palmeiras está cada vez mais próximo de encerrar o jejum de 22 anos sem títulos brasileiros. O time dirigido por Cuca venceu o Internacional por 1 a 0, neste domingo, no Palestra Itália, e abriu seis pontos de vantagem para o vice-líder Santos. O Verdão, que ocupa a ponta do Campeonato Brasileiro desde a 19ª rodada, soma 70 pontos e caminhará para uma conquista antecipada se mantiver a regularidade. Faltam só quatro jogos para o fim da competição.
Com o cancelamento do show da cantora Mariah Carey, que estava previsto para a última terça-feira, o gramado do Palestra Itália teve tempo para se recuperar e apresentou melhoras. Uma forte chuva também atingiu a cidade de São Paulo na hora da partida, mas o sistema de drenagem funcionou bem e evitou o acúmulo de água.
Para a partida, Cuca modificou o meio-campo e escalou o volante Thiago Santos e o meia Cleiton Xavier como titulares. As alterações foram feitas por conta da suspensão de Moisés. E o resultado não poderia ter sido melhor. Foi justamente Cleiton Xavier que balançou a rede, aos 16 do primeiro tempo, após passe de Thiago Santos.
O próximo passo do Palmeiras rumo ao título só poderá ser dado no dia 17, já que o Brasileirão será interrompido para a disputa das Eliminatórias à Copa do Mundo de 2018. Na retomada da campeonato, o time enfrenta o Atlético-MG, atual quarto colocado, no estádio Independência.
O Inter, que corre sérios riscos de ser rebaixado, também irá a campo no mesmo dia, contra a Ponte Preta, no Beira-Rio. O Colorado caiu para a 17ª posição, na zona da degola, e soma apenas 38 pontos – um a menos do que o Vitória, primeiro clube livre da queda.
O Jogo – Foi debaixo de chuva que Palmeiras e Internacional deram o pontapé inicial. Os alviverdes, que tinham a pretensão de segurar a bola no meio-campo, foram obrigados a mudar de estratégia devido às condições climáticas. Nos minutos iniciais, tudo se resumiu a tentativas de encontrar Gabriel Jesus. O atacante brigou a todo instante com a zaga, mas foi pouco efetivo.
O Colorado tentou se beneficiar da desorganização do Palmeiras e buscou jogadas de ataque pelas laterais, mas a ausência do lesionado Vitinho foi sentida pelos gaúchos. A situação só melhorou para o Verdão aos 16 minutos. Após escanteio cobrado por Dudu, Thiago Santos desviou a bola para o centro da área e Cleiton Xavier só teve o trabalho de concluir para o gol.
Acomodado com a vantagem, o Palmeiras não precisou se esforçar muito para conter o Inter. A única chance de perigo que os gaúchos criaram foi uma falta batida por Alex à direita do gol de Jailson, aos 30 minutos. Mas a tranquilidade defensiva não foi sinônimo de pressão no campo de ataque.
O Palmeiras sofreu com as atuações apagadas de Dudu e Róger Guedes, que sentiu um problema físico e foi substituído por Alecsandro no intervalo. A equipe só voltou a levantar os torcedores nos acréscimos da etapa inicial, após Danilo Fernandes defender uma cabeçada no ângulo de Vitor Hugo.
Gazeta Esportiva








