Um grupo de apoiadores do ex-presidente Lula organizou pelas redes sociais uma vigília contra a eventual prisão do petista na madrugada do último domingo (16) para esta segunda-feira (17).
Segundo o jornal “O Globo”, cerca de 25 pessoas se concentraram em frente ao apartamento de Lula por volta das 22h no último domingo, onde ficaram até a manhã desta segunda, ao redor das 8h20.
Os manifestantes gritaram palavras de ordem, como “Lula, guerreiro do povo brasileiro” e colaram cartazes em postes e lixeiras com os dizeres “Não à prisão de Lula”.
O movimento foi convocado por uma página no Facebook do “Blog da Cidadania”, o mesmo que, em fevereiro, uma semana antes da Justiça Federal realizar a condução coercitiva em um inquérito da Lava Jato, publicou uma notícia sobre o sigilo bancário do ex-presidente.
Ações Penais
Lula é réu em três ações penais, que correm em Curitiba e Brasília. Na última quinta-feira (13), a Justiça Federal de Brasília decidiu abrir mais um processo contra o ex-presidente, após receber denúncia do Ministério Público Federal (MPF) que o acusa de ter recebido dinheiro da Odebrecht por meio de palestras no exterior.
Em Brasília, o petista também é acusado de obstruir a justiça ao, supostamente, tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.
Já na terceira ação contra o petista, que tramita em Curitiba, Lula é acusado de ter recebido R$3,7 milhões da empreitera OAS, por meio de um tríplex em Guarujá e do armazenamento do acervo da presidência da república.
A defesa de Lula nega todas as acusações.
Último Segundo