A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou esta semana uma fiscalização em farmácias, drogarias, supermercados e panificações com o intuito de coibir a venda de fórmulas infantis proibidas pela Anvisa.
Esta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução nº 32/2026, determinou que alguns lotes da Nestle, dos suplementos nutricionais Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fossem suspensos por risco de contaminação por bactérias.
Diante da determinação, fiscais da Visa percorreram alguns estabelecimentos para verificar a venda ilegal dos suplementos.
“Está proibida a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de fórmulas infantis, após a identificação de risco de contaminação por toxina, que pode causar danos à saúde. Os estabelecimentos devem recolher imediatamente os produtos afetados”, destaca Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió.
A Visa orienta, ainda, que os consumidores devem verificar o lote no rótulo, não utilizar o produto, caso esteja entre os proibidos, e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa. Em caso de sintomas, deve-se procurar atendimento médico.
A ingestão de alimentos contaminados pode provocar vômitos persistentes, diarreia e letargia — caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e do raciocínio, além de dificuldade de reação.
Fonte: Alagoas24Horas








