Em uma cena pouco comum na política norte-americana recente, o presidente Donald Trump e o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, dividiram o Salão Oval nesta sexta-feira (21) em um encontro descrito por ambos como “produtivo”.
O diálogo, porém, ganhou um momento inesperado quando Trump reagiu com leveza a uma pergunta sobre um termo usado pelo próprio Mamdani para criticá-lo.
Durante a coletiva, um repórter questionou o prefeito eleito se ele ainda considerava Trump um “fascista”, palavra que já havia usado em seu discurso de vitória e em entrevistas posteriores. Mamdani começou a responder: “Já falei sobre isso…”, mas foi interrompido pelo presidente. (continua)
LG Black Friday: a LG está com descontos de até 35% em diversos produtos, das mais variadas linhas, nesta black Friday. Veja mais opções!
“É ok. Ele pode simplesmente dizer isso”, disse Trump, sorrindo, em gesto de aparente descontração diante da crítica.

O encontro chamou atenção porque Trump também já se referiu a Mamdani como “comunista”. Apesar disso, ambos disseram ter tido uma conversa construtiva.
Segundo Trump, há espaço para cooperação em temas centrais para Nova York, como criminalidade, habitação e custo de vida. Ele também minimizou declarações anteriores nas quais ameaçava cortar verbas federais destinadas à cidade.
“Espero ajudá-lo, não prejudicá-lo”, afirmou quando questionado se ainda cogitava restringir repasses. O presidente acrescentou que, embora os dois possam “discordar sobre como chegar lá”, acredita que Mamdani “pode fazer coisas realmente ótimas”.
A fala de Mamdani, que hoje repercute nacionalmente, foi feita em seu discurso de vitória, quando prometeu “rejeitar o fascismo de Donald Trump”. O prefeito eleito também reiterou essa opinião em entrevistas.
Apesar das divergências, a reunião sinalizou uma tentativa simbólica de aproximação entre Casa Branca e prefeitura de Nova York — relação que costuma ser marcada por confrontos políticos. E mais: Médicos são acionados para atendimento a Bolsonaro, revelam filhos; Saiba mais (Fotos: reprodução; Fonte: CNN)








