Com uma capacidade aguçada de farejar, quatro cães que integram o Canil do Corpo de Bombeiros de Alagoas têm se destacado no trabalho de buscas de pessoas desaparecidas em perímetro urbano e rural, auxiliando a polícia a desvendar crimes.
Hope, Rory, Bob e Arya são cães fofos e muito bem treinados. Eles passam por capacitação avançada e conseguem detectar pistas difíceis. Todos eles receberam qualificação reconhecida nacionalmente.
Os quatros animais são adestrados para obedecer o comando da corporação e são usados em situações diferentes, cada um dentro da sua habilidade. “A gente vai avaliar o cão para um serviço específico”, disse o sargento Chaleidesa Queiroz.
Cadela do Corpo de Bombeiros de AL conquista duas certificações nacionais de busca
A cadela Hope, por exemplo, conquistou esse ano duas certificações durante o Congresso Nacional de Bombeiros. Ela é especialista em encontrar restos mortais em áreas urbanas e busca por pessoas vivas em ambientes urbanos.
A realização mais recente da Hope foi o achado do cadáver de uma mulher, desaparecida há 8 meses, e que foi encontrada na zona rural de União dos Palmares enterrada em um buraco a três metros de profundidade.
“Mesmo a gente treinando eles é de causar uma certa surpresa. Até pela profundidade [em que ela detectou o corpo]. A gente ainda não tinha chegado nesse nível. Ela fez uma indicação exata de onde o corpo estava”, disse o sargento Henrique Alvorável, condutor da Hope.
Assim como Hope, Rory também tem certificação em busca de pessoas vivas em ambiente urbano. Já Bob e Ayra têm certificado em odor específico. Além do quarteto fantástico, o Canil do Corpo de Bombeiros conta ainda com dois filhotes, Cake e Red, que estão sendo treinados para perícia e incêndio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/j/w/Ljqyz8SimIxkeD1VmvTg/bombeiros-e-canil.jpg)
Cães e tutores do Corpo de Bombeiros de Alagoas — Foto: CBM-AL