A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou nesta sexta-feira (8) a morte de um bebê de oito meses por meningite em Maceió. Essa foi a quarta morte provocada pela doença em Alagoas em 2025.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
Ao todo, o estado já registrou 12 casos confirmados da doença. Após a confirmação da morte do bebê, a Sesau alertou sobre a importância de manter atualizado o esquema vacinal da meningite.
“A doença pode levar a óbito ou deixar sequelas físicas. Por isso é primordial que os pais ou responsáveis mantenham o Calendário Vacinal de seus filhos sempre atualizado para que eles estejam seguros contra a Meningite e outras doenças graves”, afirmou o infectologista da Sesau Renee Oliveira.
As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:
- Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
- Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
- Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.
Fonte: G1