A Polícia Científica concluiu a perícia no ônibus que caiu na Serra da Barriga e matou 20 pessoas e, segundo os peritos, a possibilidade de falha mecânica está descartada. O relatório foi divulgado 13 dias após o recolhimento do ônibus que estava preso desde o acidente, que aconteceu em novembro do ano passado.
Segundo os peritos, os freios traseiros e dianteiros estavam em perfeito funcionamento e não tinham nenhuma folga.
“Haja vista que havia sido descartada morfologia da pista e causa ambiental como determinante para o acidente, e agora também descartada a hipótese de falha mecânica, sobra a questão de condução. Temos duas perguntas a responder: por que o veículo parou naquele local? Por que ele desceu?”[…] Resta apenas afirmar que aquilo aconteceu por imperícia ou motivação pessoal [suposta inexperiência] do condutor em parar naquele ponto, disse o perito Marcelo Velez.
O delegado Guilherme Iusten, que investiga o caso, acompanhou a coletiva e informou que o processo criminal, que busca um responsável pelas mortes, será extinto.
“Ficou comprovado que houve uma falha de procedimento, uma falha humana. Então caberia o processo por homicídio culposo, mas como o motorista que dirigia o ônibus também morreu no acidente, o processo criminal será extinto”, disse.
Uma força tarefa foi montada para retira o ônibus do local. Como ele é muito pesado, os técnicos dividiram o veículo em duas partes: primeiro foi retirado a parte da frente, depois a parte traseira, que era a mais pesada. Foi utilizado guinchos com cabos de aço para içar o ônibus.
Os perito disseram ainda, que apesar do ônibus ter ficado meses na ribanceira, não há indícios de que houve furtos de peças. “Apenas o motor de partida não foi localizado no veículo, mas não há indícios de que ele tenha sido removido indevidamente”, afirmou o perito Cantuária.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/L/N/ecHuXqSk6hjsnoFRx6qQ/captura-de-tela-2024-12-24-203923.jpeg)
Acidente com ônibus na Serra da Barriga, em Alagoas, deixou 20 mortos — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Um ônibus escolar, cedido pela Prefeitura de União dos Palmares, caiu de uma ribanceira carregando o motorista e 47 passageiros após apresentar uma falha mecânica na subida da Serra da Barriga. O grupo seguia para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde acontecia o projeto Pôr do Sol na Serra.
A viúva do motorista do ônibus informou que o marido dela relatou problemas no dia do acidente. Luciano de Queiroz Araújo, de 47 anos, é uma das 20 vítimas que morreram.
“Ele disse que o ônibus estava com problema na borracha, que causava [defeito] no freio. Eu acho que foi o que aconteceu na Serra da Barriga porque quando ele falou isso, ele já sabia que aquele ônibus estava com algum problema”, contou.
Ela relatou ainda que tentou convencer o marido a não ir trabalhar nesse dia, mas que ele justificou que precisava “ganhar o pão de cada dia da família“.
Vítimas
O Instituto Médico Legal (IML) identificou os 20 mortos no acidente com ônibus que despencou da Serra da Barriga. Entre as vítimas, estavam mãe e filho dela de 9 anos, uma professora, uma mulher que viajava com os filhos e um neto, e uma adolescente que estava com os pais e os avós no ônibus no momento do acidente.
Veja abaixo:
- Luciano de Queiroz Araújo (motorista do ônibus) – 47 anos
- Thamires Caroline da Silva – 35 anos
- Lourinete Figueiredo Batista – 53 anos
- Ivone Clemente da Silva – 37 anos
- Rosimeire Barros da Silva – 54 anos
- Andrielly Rafaella de Santana da Silva – 14 anos
- Alaide Tereza de Jesus, 84 anos
- Josefa Marcelino, 45 anos
- Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos
- Saulo Hermínio da Silva, 24 anos
- Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos
- Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos
- Linelenes “Aline” Florêncio dos Santos, 38 anos
- Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos
- Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos
- Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos
- Sebastião Azevedo Alves, 73 anos
- Vandilma Floro de Gouveia Melo, 57 anos
- José Cícero Aquino da Silva, 50 anos
- Pedro Manoel da Silva, 65 anos