Cintilografia do miocárdio é aliada no diagnóstico de doenças cardíacas. Realizado na Santa Casa Diagnóticos, exame simula esforço físico e identifica alterações no fluxo sanguíneo.
Ferramenta das mais eficazes na detecção precoce de doenças cardíacas, especialmente em pacientes que não podem realizar esforço físico, a cintilografia do miocárdio com estresse farmacológico tem ganhado destaque em Alagoas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/z/7/Rxy0miS5ih1C60vDXydA/design-sem-nome.jpg)
Santa Casa — Foto: Santa Casa de Maceió
Disponível na Santa Casa Diagnósticos, o exame, que pertence ao campo da medicina nuclear, avalia o fluxo sanguíneo no músculo cardíaco utilizando substâncias radioativas e medicamentos que simulam o esforço físico.
Segundo o médico nuclear Marcelo Farias, o procedimento é seguro, desde que realizado por profissionais qualificados e com tecnologia adequada. “Quando o médico solicita o exame, ele já avaliou os riscos. E quem realiza o procedimento é um cardiologista, o que garante mais segurança ao paciente, pois qualquer intercorrência pode ser prontamente revertida”, disse o especialista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/S/y/mTW0IcSVCXgzA63XRZuA/design-sem-nome-1-.jpg)
Marcelo Farias, médico nuclear da Santa Casa de Maceió — Foto: Santa Casa de Maceió
Realizado em duas etapas – uma em repouso e outra durante o estresse induzido por medicamentos -, a cintilografia é especialmente indicada para pacientes com suspeita de isquemia, condição em que o fluxo de sangue ao coração é reduzido, comprometendo a função cardíaca. Com precisão diagnóstica e monitoramento constante, o exame se torna um aliado fundamental na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874