O serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, antigo KGB) deteve na fronteira com a Polônia um cidadão francês que levava no carro duas lança-granadas, 125 quilos de explosivos e cinco fuzis Kalashnikov, e que segundo Kiev planejava atentar na Eurocopa que começa nesta semana na França.
O detido levava armas para um grupo que planejava realizar cerca de 15 atentados durante a realização da Eurocopa, acrescentou Grischak.
O suposto terrorista chegou à Ucrânia na busca de armamentos, consciente que o país é há pouco mais de dois anos palco de um conflito armado entre as forças governamentais e os separatistas pró-Rússia.
Os serviços de espionagem ucranianos iniciaram a operação, que terminou em 21 de maio com a detenção do suspeito, quando foram informados de que um homem de nacionalidade francesa se interessava pela compra de armas.
As autoridades lhe entregaram “cinco fuzis Kalashnikov, mais de 5 mil projéteis, duas lança-granadas antitanque com 18 projéteis, 125 quilos de TNT, 100 detonadores, 20 capuzes e outros objetos”, explicou Grischak.
O chefe do SBU lamentou que ainda não haja uma reação das autoridades francesas, que estavam a par da operação.
“Nós atuamos no marco dos convenções internacionais que preveem a cooperação entre os serviços especiais. Posso dizer que a detenção na fronteira não foi uma surpresa para nossos colegas” franceses, ressaltou.