“Já enfrentamos esse tipo de ameaça antes e iremos fazê-lo agora também”, disse porta-voz do Exército
O porta-voz do Exército de Israel, Daniel Hagari, alertou, nesta terça-feira (1º), que o ataque em represália com mísseis balísticos do Irã, esperado nas próximas horas contra Israel, poderá ter um caráter de “grande escala”.
“Estamos acompanhando a ameaça com seriedade. Pedimos ao público que siga as orientações do Comando da Frente Interior. O fogo do Irã pode ser em grande escala”, disse Hagari em uma entrevista coletiva, na qual pediu aos israelenses que se refugiassem em bunkers, caso as sirenes de ataque aéreo fossem ativadas.
Hagari confirmou que os Estados Unidos informaram Israel de que Irã estava se preparando para atacar nas próximas horas, na sequência do assassinato, da última sexta-feira (27), do líder máximo do Hezbollah, Hasan Nasrallah, em um bombardeio israelense em Beirute em uma escala que culminou com uma invasão terrestre no sul do país.
“Já enfrentamos esse tipo de ameaça antes e iremos fazê-lo agora também”, disse Hagari em uma mensagem anterior.
Ele pediu ainda aos israelenses que atuem “com responsabilidade, como fizeram durante toda a guerra” e lembrando que os sistemas de defesa aérea estão preparados.
Este seria o primeiro ataque do Irã contra Israel desde 13 de abril, quando enviou mais de 200 drones e mísseis contra o território israelense, a maioria interceptados fora de suas fronteiras com a ajuda de Estados Unidos, França e Jordânia, entre outros aliados, que já haviam sido alertados.
Um ataque com mísseis balísticos dificultaria sua interceptação pelas defesas antiaéreas israelenses, uma vez que os projéteis seguem uma trajetória balística após alcançar grandes alturas, às vezes até as camadas mais externas da atmosfera.
Fonte: EFE