A declaração do atual presidente dos Estados Unidos foi feita cinco dias antes da tentativa de assassinato contra seu adversário
Poucos dias antes da tentativa de atentado ao ex-presidente americano, Donald Trump, o presidente em exercício, Joe Biden, disse aos seus apoiadores de campanha que era o momento de “colocar Trump no alvo”. Essa informação foi divulgada exclusivamente pelo site Politico dos EUA na segunda-feira, dia 8.
“Eu tenho um trabalho, e é derrotar Donald Trump”, disse Biden, durante uma ligação com apoiadores. “Tenho absoluta certeza de que sou a melhor pessoa para fazer isso. Então, terminamos de falar sobre o debate, é hora de colocar Trump no alvo.”
Segundo o Politico, Biden teria “implorado” ao Partido Democrata para desconsiderar quaisquer outras distrações e declarou que o foco deveria ser direcionado para Trump.
O portal declarou em sua publicação que a postura do democrata — que foi apresentada a centenas de grandes doadores e arrecadadores do Comitê Nacional de Finanças do presidente — representa a “mais recente evidência” de que o presidente e seus aliados estão “trabalhando furiosamente para conter deserções no partido”.
A confirmação da informação também veio de Kenneth P. Vogel, repórter do The New York Times. O periódico, conhecido por sua inclinação para o Partido Democrata, tem se manifestado a favor de uma troca de Biden na disputa presidencial.
O ataque a Trump aconteceu cinco dias após o pronunciamento de Biden. Enquanto fazia um discurso em um comício na cidade de Butler, Pensilvânia, o ex-presidente dos Estados Unidos foi alvejado por um tiro na orelha.
Imediatamente após os tiros, uma marca de sangue era visível no lado direito do rosto do ex-presidente. No entanto, ele levantou o punho numa demonstração simbólica de bravura. Trump foi resguardado pelos membros do Serviço Secreto americano, removido da cena e transportado para um centro médico.
Neste sábado à noite, Biden fez uma declaração à mídia e afirmou que ainda não possuía informações suficientes para rotular o ocorrido como uma tentativa de assassinato.
“Eu não sei o suficiente”, disse, ante a pergunta se o incidente se tratou de uma tentativa de assassinato. “Tenho opinião, mas não tenho os fatos”, acrescentou Biden e se retirou.
Trump se manifesta depois de ser alvo de tentativa de assassinato
No perfil oficial da sua campanha no Twitter/X, o ex-presidente e postulante à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou sobre a tentativa de homicídio que enfrentou neste sábado, 13. Trump foi alvejado por um tiro na orelha enquanto pronunciava um discurso em um comício na cidade de Butler, na Pensilvânia.
Na postagem, Trump expressou sua gratidão pela ação do Serviço Secreto do país, além de prestar suas condolências às famílias das outras vítimas. No incidente, uma pessoa perdeu a vida e outra foi seriamente ferida.
Leia, na íntegra, o pronunciamento de Trump:
“Eu quero agradecer ao Serviço Secreto e a todos os agentes de reforço da lei pela resposta rápida ao atentado em Butler, na Pensilvânia. E o mais importante, eu quero estender minhas condolências à família da pessoa que foi morta no comício, e à família de outra pessoa, que está gravemente ferida. É incrível que um ato desses possa acontecer em nosso país. Ainda não se sabe nada do atirador, que está morto.
Eu fui atingido por uma bala que passou pelo topo da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado, pois escutei zumbidos, disparos, e senti o projétil rasgando minha pele. Havia muito sangue, então entendi o que estava acontecendo. Que Deus abençoe a América.“ As informações são da Revista Oeste./ Contrafatos