A Crossroads Church em Cincinnati, uma megachurch evangélica, inaugurou o fim de semana do Super Bowl de forma inusitada. Um sermão do culto dominical gerou grande repercussão nas redes sociais. Intitulado “Super Bowl do Sermão”, o sermão foi ministrado manhã de domingo (11), horas antes da final do Super Bowl LVIII.
Desse modo, com narradores, comentaristas, um árbitro e um palco coberto de grama artificial, o púlpito da Crossroads se assemelhava mais ao Allegiant Stadium do que a uma igreja. Enquanto isso, o Pastor Sênior Brian Tome e a Pastora Alli Patterson usavam camisetas de futebol americano.
Nesse sentido, após ganhar no sorteio da moeda, Tome optou por “receber” a Bíblia, que representava a bola. Patterson, então, dá alguns passos para trás enquanto outro pastor posiciona a Bíblia, que tinha uma capa com estilo de bola de futebol americano, antes de chutá-la do palco para a multidão.
Segundo The Christian Post, em outra sequência, alguém chuta a Bíblia novamente, enquanto o restante dos “jogadores” sobe no livro, simulando uma jogada. Antes do vídeo, Andy Reider, pastor comunitário da Crossroads Anywhere, faz uma introdução e ressalva que o serviço da igreja tem “nada a ver com futebol real ou o Super Bowl”.
Além disso, Reider também reconhece que muitos espectadores podem questionar por que a igreja fez algo assim, e explica que a Crossroads acredita que a igreja pode e deve ser divertida. A Crossroads Church enfrentou polêmica em 2021 após um palestrante convidado comparar pessoas transgênero a indivíduos com anorexia que são suicidas porque pensam que estão acima do peso.
Por fim, muitas pessoas criticaram a abordagem da igreja. Nas redes sociais as pessoas repreenderam a decisão de chutar uma Bíblia no altar, descrevendo-a como algo profano.