Um vídeo circula nas redes sociais mostrando o momento em que Genesse Moreno, uma pessoa trans que se identificava como mulher, abriu fogo na Igreja Lakewood, em Houston, Texas. As imagens mostram fiéis em desespero durante o ataque. O vídeo foi divulgado pela emissora norte-americana CBS News, que verificou sua autenticidade.
Genesse Moreno, de 36 anos, que se identificava como mulher trans, tinha um histórico de doença mental e frequentou a igreja pastoreada por Joel Osteen no ano passado. Moreno tinha uma longa ficha criminal em seu nome de batismo, Jeffrey Escalante. O ataque ocorreu no domingo, por volta das 14h, antes do início de um culto, quando Moreno entrou na igreja com um rifle AR-15, acompanhado por seu filho de sete anos.
Durante o tiroteio, dois policiais fora de serviço que estavam na igreja reagiram, resultando na morte de Moreno. A criança também foi atingida e está em estado crítico em um hospital infantil, com poucas expectativas de sobrevivência.
O rifle utilizado no ataque tinha a mensagem “Palestina Livre”. Genesse Moreno tinha antecedentes criminais, incluindo uma condenação por agressão a uma policial em 2009 e falsificação em 2010.
Joel Osteen, pastor da igreja, lamentou o ataque em uma nota no Twitter, expressando tristeza pelos eventos e agradecendo às autoridades pela rápida resposta.