A Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou nesta semana a pesquisa de mercado para a contratação da banca organizadora para o novo concurso PMERJ de soldados. A informação foi confirmada à Folha Dirigida pela Assessoria de Imprensa da corporação.
As bancas procuradoras devem enviar suas propostas para ficarem à frente da seleção. Os preços e atributos técnicos devem ser levados em consideração na escolha da banca.
A PM do Rio de Janeiro ainda não informou se será feita uma dispensa de licitação, cuja duração é mais rápida, ou será será realizada uma licitação, como por pregão.
A banca organizadora contratada deverá receber as inscrições em seu site, além de viabilizar as etapas da seleção, como as provas objetivas. No último concurso PMERJ para soldados, realizado em 2014, a Exatus foi a banca escolhida.
“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que foi iniciada esta semana a pesquisa de mercado com vistas à contratação da banca examinadora responsável pela realização do concurso para ingresso de novos policiais, marcado para o início do próximo ano. O Comando da Corporação já foi autorizado pelo Governo estadual a selecionar dois mil soldados para dar continuidade ao processo de recomposição do seu efetivo”, consta em nota enviada à reportagem.
A corporação afirma que todos os esforços são para a publicação do edital ainda em 2022 para que o concurso possa ser realizado no início do próximo ano.
Para que os prazos sejam cumpridos, a banca deve ser escolhida até o princípio de dezembro.
O concurso PMERJ será o tema do Redação Folha desta sexta-feira, 11, ao vivo, no Youtube da Folha Dirigida, a partir das 12h. Ative a notificação para não perder a transmissão:
Concurso PMERJ terá 2 mil vagas para soldados
O governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou a realização do novo concurso PMERJ com 2 mil vagas para soldados.
A corporação confirmou que 10% das oportunidades serão destinadas a candidatas do sexo feminino.
Assim, serão disponibilizadas 200 vagas para mulheres e 1.800 para homens. O cargo de soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro tem os seguintes requisitos:
- Idade entre 18 e 32 anos;
- Ensino médio completo;
- Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
- Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
O salário líquido dos aprovados é de R$4 mil. O regime de contratação dos aprovados será o estatutário, que assegura a estabilidade no cargo.
Em janeiro, foi publicada a Lei nº 9.546, em que o governo do Rio de Janeiro aumenta a idade máxima de ingresso na Polícia Militar (PMERJ) para 32 anos. Antes, o limite era 30 anos.
Estrutura de provas e disciplinas estão confirmadas
De acordo com informações oficiais da PMERJ, o concurso para soldados terá as seguintes etapas:
- Provas objetivas;
- Provas discursivas (redação);
- Preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do Exame Social e verificação dos requisitos para inscrição no Concurso Público;
- Exame Antropométrico;
- Teste de Aptidão Física;
- Exame Psicológico;
- Exames Médicos;
- Exame Social e Toxicológico;
- Avaliação Documental.
Haverá ainda um curso de formação profissional.
Segundo a PM, as provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão em dias diferentes. A estimativa é que a aplicação ocorra no início de 2023.
A prova objetiva terá 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Matemática Básica;
- Noções de Direitos Humanos;
- Noções de Direito Administrativo;
- Legislação Aplicada à PMERJ;
- Noções de Direito Penal e Processo Penal.
Tais disciplinas são diferentes das cobradas no último concurso para soldados, aberto em 2014. Na época, houve questões sobre História, Geografia, Sociologia, Informática e Legislação de Trânsito, que não serão aplicadas na próxima prova.
O critério mínimo para aprovação na prova objetiva será obter 60% dos pontos e não zerar nenhuma das disciplinas. Os aprovados ficarão aptos a fazer a segunda etapa, prova discursiva, em que deverão elaborar uma redação.
Os participantes que não alcançarem o grau mínimo de 50 pontos na prova discursiva – redação serão eliminados do concurso.