Uma rara tartaruga de duas cabeças está completando o feito ainda mais raro de chegar aos 25 anos de idade nesta semana, no Museu de História Natural de Genebra, na Suíça.
Os cuidadores do instituto acreditam se tratar da tartaruga bicéfala a atingir a idade mais avançada em todo o mundo. Janus, que também tem dois corações, dois pulmões e duas personalidades distintas, não teria sobrevivido por muito tempo na natureza pois não consegue retrair as cabeças para dentro do casco, proteção vital da espécie contra predadores.
No museu onde nasceu, ele é alimentado com salada orgânica e recebe massagens e banhos diários de chá verde e camomila. Para se exercitar, ele faz caminhadas regulares, às vezes com música, e até anda de skate, feito sob medida. Há ainda uma festa especial de aniversário programada para este final de semana.
“Acho que é por causa da atenção que damos a ele e nossa devoção que ele ainda está aqui hoje”, disse Angélica Bourgoin, chefe dos cuidadores do museu onde a tartaruga-grega nasceu em 3 de setembro de 1997.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/v/z/BLUYp4QAqdHASqltCDjA/tartaruga-duas-cabecas3.jpg)
Janus, tartaruga-grega de duas cabeças nascida no Museu de História Natural de Genebra, anda em um skate feito sob medida para ajudar em sua mobilidade — Foto: Pierre Albouy/Reuters
O nome de Janus faz referência ao deus romano dos começos e das transições, representado com dois rostos; uma de suas faces fica sempre voltada para frente, o porvir, e a outra, para trás, observando o que já se passou.
A tartaruga está sob vigilância constante para a possibilidade de capotar, o que pode ser fatal em seu caso, e sobreviveu a uma operação de pedra na bexiga em 2020. Suas cabeças precisam de tratamento periódico com vaselina para evitar que fiquem doloridas quando se esfregam.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/4/n/fX2DXMTYOv4z0PrKkopA/tartaruga-duas-cabecas2.jpg)
As duas cabeças da tartaruga Janus têm personalidades diferentes, segundo os cuidadores do Museu de História Natural de Genebra. Animal completa 25 anos esta semana — Foto: Pierre Albouy/Reuters
Suas duas personalidades também têm humores e gostos diferentes, que ocasionalmente podem levar a conflitos, por exemplo, sobre qual direção seguir.
“A cabeça da direita é mais curiosa, mais desperta, tem uma personalidade muito mais forte. A cabeça da esquerda é mais passiva e adora comer”, disse Bourgoin, acrescentando que uma cabeça prefere folhas de endívia, enquanto a outra prefere cenouras.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/A/p/lzf55HRmyqWBBAEuTE8A/tartaruga-duas-cabecas.jpg)
Janus, a tartaruga de duas cabeças do Museu de História Natural de Genebra, completa 25 anos — Foto: Pierre Albouy/Reuters
Fonte: G1








