O presidente russo, Vladimir Putin, discursou nesta sexta-feira, 18, diante de uma multidão no Estádio Luzhniki, em Moscou, para justificar a ação militar do país na Ucrânia.
Segundo autoridades policiais de Moscou, cerca de 200 mil pessoas se reuniram para o comício de Putin, dentro e fora do estádio — o mesmo que abrigou a final da última Copa do Mundo, em 2018. O discurso do líder da nação foi transmitido ao vivo em rede nacional na TV russa.
Em meio a demonstrações de nacionalismo dos presentes, Putin responsabilizou a Ucrânia por “genocídio” contra russos na região de Donbas, no leste do país, junto à fronteira. O presidente também usou trechos da Bíblia em palavras de incentivo para os soldados que atualmente estão na ação em território ucraniano.
O evento também contou com a participação de Oleg Gazmanov, astro pop russo de 70 anos, que cantou a música Made in USSR (Feito na União Soviética). A frase inaugural da canção diz que “Ucrânia e Crimeia, Belarus e Moldova, é tudo o meu país”.
“Não temos uma unidade assim há muito tempo”, afirmou Putin à multidão, de acordo com reprodução da agência de notícias AP.
“Nós vemos como está sendo heroica a ação dos nossos militares nessa operação. Eles estão sendo como um irmão de verdade, protegendo o outro contra balas com o próprio corpo”, complementou Putin, em seu discurso à população.
Muitos apoiadores presentes foram vistos agitando bandeiras com a letra Z, principal símbolo de apoio público à invasão da Ucrânia.
Além de justificar a ação hoje em andamento na Ucrânia, o evento também serviu para comemorar os oito anos de anexação da Crimeia, contestada por países ocidentais. O território, que pertencia aos ucranianos, passou ao domínio russo em 2014, depois de uma invasão militar, seguida de referendo com a população.








