A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou que Alagoas deve receber mais de 7 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech na próxima segunda (3). Somente depois da chegada dos imunizantes é que a Sesau deve divulgar os grupos que serão vacinados e as datas.
A vacina da Pfizer, que foi desenvolvida pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech, exige um armazenamento diferente das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, que vêm sendo aplicadas no Brasil. Para receber os lotes, o Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL) informou que preparou a estrutura necessária de acondicionamento.
O principal diferencial é a temperatura que o imunizante deve ser mantido armazenado.
Para garantir o prazo máximo de validade a partir da data de fabricação, a vacina precisa estar congelada e acondicionada em um freezer de ultrabaixa temperatura, que varia de -80°C a -60°C. Dessa forma, o imunizante da Pfizer pode ser administrado em até seis meses.
Já os imunobiológicos produzidos no Brasil podem ser acondicionados a uma temperatura entre 2°C e 8°C, com a validade da CoronaVac chegando a 12 meses, a partir da data de fabricação, e a da AstraZeneca sendo de até seis meses, a partir da data de fabricação.
De acordo com Rafaela Siqueira, assessora do PNI em Alagoas, caso a vacina da Pfizer seja armazenada na mesma temperatura dos outros dois imunizantes, a validade é somente de cinco dias. As doses precisam estar em uma temperatura muito mais baixa para ter um prazo maior de validade.
“As doses vão chegar congeladas até o Estado em uma temperatura entre, -25°C e -15°C. Nessas condições, a vacina pode ser aplicada em até 14 dias. Por isso, o PNI/AL está preparado e conta com freezers potentes para garantir o armazenamento correto da Pfizer e não haver perda de doses”, informa Rafaela.
Segundo a Sesau, o Ministério da Saúde (MS) informou que está em andamento um processo de compra de 183 freezers de ultra baixa temperatura para encaminhar aos estados. A previsão de entrega do primeiro lote é em junho.
Assim como as outras duas vacinas contra a Covid, para se ter a imunidade completa com a Pfizer é preciso aplicar duas doses, em um intervalo de 21 dias.
Fonte: G1








