O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou neste sábado, 17, que recebeu um convite do governo dos Estados Unidos para integrar, como membro fundador, o chamado Conselho de Paz, iniciativa liderada por Donald Trump para tentar avançar em uma solução para o conflito na Faixa de Gaza.
Ao divulgar a carta-convite nas redes sociais, Milei afirmou que considera “uma honra” participar do grupo, que será presidido por Trump e contará com nomes como o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.
“A Argentina sempre estará ao lado dos países que lutam de frente contra o terrorismo, que defendem a vida e a propriedade, e que promovem a paz e a liberdade. É uma honra para nós acompanhá-los em tamanha responsabilidade”, escreveu o presidente argentino no X.
Na carta enviada ao presidente argentino, divulgada nas redes sociais, Trump afirma:
“Prezado Sr. Presidente: É uma grande honra para mim convidá-lo, como Presidente da República Argentina, a se juntar a mim em um esforço histórico e magnífico para consolidar a paz no Oriente Médio e, ao mesmo tempo, embarcarmos em uma nova e ousada abordagem para resolver o conflito global.”
Trump também informou que o presidente argentino poderá “designar um representante autorizado para assistir e participar das reuniões em seu nome”.
GRACIAS PRESIDENTE TRUMP @realDonaldTrump@POTUS
Es un honor para mí haber recibido esta noche la invitación para que la Argentina integre, como Miembro Fundador, el Board of Peace, una organización creada por el Presidente Trump para promover una paz duradera en regiones… pic.twitter.com/ORalzkzhlv
— Javier Milei (@JMilei) January 17, 2026
Conselho de Paz
De acordo com Trump, o Conselho de Paz será criado como uma nova organização internacional com funções de administração de um governo de transição.
“No coração do Plano está o Conselho de Paz, o Conselho mais impressionante e transcendental já reunida, que será estabelecida como uma nova Organização Internacional e Administração de Governo de Transição”, afirmou o presidente dos EUA.
O órgão, segundo Trump, reunirá países dispostos a “assumir a nobre responsabilidade de construir uma paz duradoura”.
Além de Milei, integram o grupo nomes como o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff; Jared Kushner; o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga; o diretor da Apollo Global Management, Marc Rowan; e o assessor Roberto Gabriel.
Fonte/Créditos: O Antagonista/ AliadosBrasilOficial








