Uma audiência um tanto quanto diferente! Um juiz federal em Alagoas foi até as ruas de Maceió para realizar uma audiência. O inusitado foi necessário para que Amarildo Francisco dos Santos Silva, que enfrenta problemas de locomoção, recebesse a concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de um salário mínimo.
Amarildo trabalhou por mais de 20 anos como vigilante, mas viu toda a sua força de trabalho ser interrompida por causa de uma doença na perna. Desempregado, a única opção foi morar na rua.
“Eu tenho certeza que vai ser uma vitória com esse projeto que estão fazendo e que estão tirando as pessoas de situações difíceis. Isso é muito importante porque tem muita gente que precisa”, disse.
O juiz Antônio José de Carvalho Araújo se sensibilizou com a situação e decidiu ir até Amarildo, que hoje tem 57 anos. A audiência, que aconteceu na segunda-feira (8), contou com a presença de representantes do INSS.
“Trata-se de um trabalhador. Passou por diversas empresas, mas por questão de saúde ele ficou impossibilitado de trabalhar. Fizemos essa audiência porque o Amarildo encontra-se em situação de rua e não conseguiria chegar à Justiça Federal. Trata-se de uma questão de urgência. Acreditamos que vamos conceder uma garantia mínima para restabelecer a dignidade a esse trabalhador”, explicou o juiz.
A realização de uma audiência fora do fórum atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca oferecer atendimento prioritário e sem burocracia nos tribunais brasileiros.
Fonte: G1