O idoso de 82 anos preso em flagrante no último domingo (24) após envenenar quatro cachorros de rua em Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, foi liberado durante audiência de custódia. A Justiça determinou que ele cumpra medidas cautelares: deve se apresentar periodicamente no Fórum, não pode se ausentar da comarca e deve permanecer recolhido em casa entre 19h e 7h.
De acordo com a investigação, ele utilizou chumbinho misturado com pedaços de salsicha para atrair e matar os animais.
Câmeras de segurança registraram o crime (veja no vídeo acima). As imagens mostram quando o homem se aproxima dos cães, que estavam deitados em uma calçada, e joga uma sacola. Nela havia comida envenenada.
Enquanto os animais se alimentam, ele se afasta e observa do outro lado da rua para ter certeza de que eles estavam ingerindo o veneno. Segundo a Polícia Civil, quatro animais morreram logo após terem comido a ração envenenada.
“Esse crime causou grande repercussão na cidade. Nós da Polícia Civil, justamente de guardas municipais aqui da cidade, iniciamos diligências no intuito de tentar identificar e localizar este indivíduo. Pouco tempo depois, foi possível saber quem era o homem, iniciamos diligências tentando localizá-lo”, disse Diogo Martins, chefe de operações da Delegacia Regional.
O idoso foi encontrado nas proximidades do local do crime, ainda com as roupas usadas durante a ação. Ele foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), onde teve o flagrante registrado por maus-tratos a animais.
Durante o procedimento, tentou oferecer R$ 5 mil aos policiais para evitar a prisão, o que resultou em uma segunda autuação, desta vez por corrupção ativa.
Fonte: G1