Para Abduch, a decisão norte-americana de cancelar vistos “mostra que, fora do Brasil, há entendimento de que o antigo formato representava um financiamento indireto a um regime autoritário”.
Ele argumenta que, embora o PT defendesse o programa como uma medida humanitária, “na verdade, era um ataque aos direitos humanos daqueles médicos e funcionava como uma ferramenta de sustentação econômica de um governo que tem o único objetivo de prejudicar o seu próprio povo”.
O deputado acusou o partido de “usar a narrativa de proteger o povo” enquanto, segundo ele, buscava formas de “financiar países ditatoriais”. Para Abduch, o Partido dos Trabalhadores (PT) “nunca escondeu sua admiração pela forma como Cuba, Venezuela e outros países ditatoriais são administrados”, e teria a intenção de “implantar o mesmo modelo no Brasil”.
Abduch ainda criticou as ideologias de esquerda.
– Mesmo o mundo vendo que as ideias socialistas e comunistas fracassaram, levando à miséria e à morte de milhões, eles ainda continuam insistindo nessas ideias retrógradas e falidas – declarou.