A astrônoma amadora alagoana, Nicole Oliveira Semião, a Nicolinha, conseguiu um feito incrível aos 12 anos: levou o seu nome para o espaço! Isto porque o asteroide 292352 (2006 SU218) foi batizado de ‘Nicolinha’ em sua homenagem. O asteroide foi descoberto em 2006 pelo diretor do Instituto de Pesquisa Astronômica (ARI), Robert Holmes Jr, que decidiu fazer a homenagem. O ‘Nicolinha’ fica localizado entre Marte e Júpiter.
“Sou grata por todas as oportunidades e carinho comigo e com o meu trabalho de divulgadora científica e ciência cidadã! Que eu possa inspirar as crianças, principalmente as meninas a seguirem seus sonhos e se dedicarem para alcançar o que desejam. É uma honra imensa”, disse.
A adolescente, que é uma grande divulgadora da astronomia, recebeu o título de astrônoma e caçadora de asteroides mais jovem do mundo com apenas 8 anos de idade, por revistas internacionais especializadas no assunto. Nas redes sociais, ela acumula milhares de seguidores e desempenha um trabalho de divulgação astronôm
Palestrante, divulgadora científica, e uma das 100 crianças prodígios de 2025, segundo seleção do Global Child Prodigy Awards, a alagoana ensina crianças e adolescentes sobre as dimensões espaciais. Essa é a segunda vez que ela fica entre as 100 crianças prodígios, a primeira foi em 2022.
💫Seguindo estrelas
Todo esse reconhecimento só foi possível graças a dedicação aos estudos espaciais. Em entrevista à TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, o pai de Nicolinha que quando tinha apenas dois anos a filha corria para ver a lua sempre que faltava energia.
A paixão pelo espaço só foi aumentando. Aos quatro anos ela pediu para trocar a festa de aniversário por um telescópio. A partir daí, os pais começaram a incentivar o sonho da filha.
LEIA TAMBÉM:
“É um equipamento de valor muito alto, então a gente decidiu fazer ‘vaquinhas’, rifas, até chegar no telescópio. Todos da família sentem-se orgulhosos dos feitos dela, na maioria deles quebrando barreiras impostas pela idade, por ser menina e o pioneirismo em diversos âmbitos da ciência infantil.”, conta a mãe, Zilma Janacá.
Com seis anos, ela concluiu o curso de Iniciação à Astronomia, no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).
☄️O que é um asteroide?

O que é um asteroide?
🌌 Uma janela para o céu
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/q/JgyMDWSWuAiu8jI2s65Q/nicolinha.jpg)
Nicolinha astrônoma — Foto: Arquivo pessoal
O sonho de Nicolinha transbordou e, por isso, ela decidiu montar um clube para incentivar outras crianças pelo mundo. O objetivo é garantir oportunidades para pessoas, entre 5 e 15 anos, além de incentivar a participação em atividades nas áreas de aplicação da ciência, tecnologia, matemática, astronomia e artes, por exemplo.
O grupo conta com crianças e adolescentes de vários países, como Brasil, Argentina, Alemanha, Portugal e Espanha, promovendo cursos, palestras, mentorias e projetos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/M/X/OKH7BaSl6RpmfDmAcMfA/whatsapp-image-2025-08-14-at-09.29.57.jpeg)
Asteroide ‘Nicolinha’ foi descoberto a milhões de quilômetros da terra — Foto: Divulgação