O senador Marcos do Val (Podemos-ES) passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica a partir desta segunda-feira (4), em cumprimento a uma ordem de Alexandfre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi executada pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto de Brasília, nas primeiras horas da manhã, logo após o retorno do parlamentar de uma viagem aos Estados Unidos.
Agentes da PF aguardavam o desembarque do senador e o abordaram assim que ele chegou ao terminal. O STF havia determinado o cancelamento e recolhimento de seus passaportes, mas Marcos do Val utilizou o documento diplomático para viajar, gerando a nova ordem de monitoramento.
Após a abordagem, Marcos do Val, acompanhado de seu advogado Iggor Dantas, foi conduzido ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica. Este órgão, vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, é o responsável pela instalação do dispositivo, que agora acompanhará os passos do senador. Ele é investigado por suposta campanha contra policiais federais em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado.