A Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas de 2025 está coletando amostras de material genético de familiares de pessoas desaparecidas em Alagoas para formação de um banco de pesquisa para a localização em território nacional. A coleta inicia nessa terça-feira (5) e vai até 15 de agosto.
A terceira edição da campanha da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), pretende criar uma rede de dados compartilhados que ajudem a encontrar pessoas desaparecidas, inclusive aquelas em situação de vulnerabilidade social.
O fornecimento do material genético é indolor e os familiares podem levar material genético das pessoas desaparecidas, como fio de cabelo, escova de dente ou cordão umbilical. Na ordem de prioridade, estão os descendentes e ascendentes, seguidos pelos familiares de segundo grau, os irmãos. Quem já doou material genético em outra edição da campanha, não precisa ir novamente.